Atendimento humanizado via WhatsApp: Como implementar?

Atendimento humanizado via WhatsApp

Conseguir oferecer um atendimento humanizado via WhatsApp pode ser um desafio, especialmente porque cada vez mais as pessoas têm tido rotinas corridas, inclusive no setor de atendimento. Por isso, podem acabar atendendo os clientes de uma maneira mais “fria” e inadequada.

Mas o que fazer para evitar isso? Existem algumas boas práticas que podemos considerar e, hoje, a Calcme vai te ajudar com cada uma delas. Acompanhe e confira as dicas!

Como implementar atendimento humanizado via WhatsApp na marcenaria?

Para oferecer um atendimento humanizado via WhatsApp, você deve sempre ter em mente que, do outro lado, há um ser humano com desejos, receios e objetivos. Estar atento a isso é muito importante para acolher as demandas dos clientes da melhor forma possível.

Além disso, outros pontos podem ser levados em conta, como:

Personalize as interações

Evite respostas genéricas demais e trate cada cliente pelo nome, mostrando que você está prestando atenção nele, especificamente. 

Utilize as informações disponíveis no histórico de conversas para adaptar suas mensagens, mencionando detalhes anteriores, como pedidos ou preferências, pois tudo isso ajuda a personalizar a comunicação e mostra o quanto você está atento aos detalhes.

Veja mais: WhatsApp multi atendimento: Como implementar na sua marcenaria?

Ofereça respostas ágeis, mas não genéricas demais

Embora a rapidez no atendimento seja importante, é fundamental não parecer automático ou frio demais, quando o objetivo é oferecer um atendimento humanizado via WhatsApp.

Para isso, utilize chatbots para resolver questões simples, mas quando for necessário um atendimento humano, garanta que o cliente perceba que está conversando com alguém que realmente se importa e entende suas necessidades.

Dentro do Chatme da Calcme, você consegue fazer exatamente isso, melhorando a experiência do seu cliente.

Use uma linguagem mais amigável

A linguagem deve ser amigável, respeitosa e sempre alinhada ao perfil do cliente e à sua forma de se comunicar. 

Nesses casos, também evite jargões técnicos e responda às dúvidas de maneira clara e empática, mostrando disposição para ajudar. 

Evite formalidades em excesso se o momento não exige isso, para que o seu cliente possa se sentir mais acolhido e à vontade na comunicação.

Leia mais: Como atender bem ao cliente?

Atente-se ao histórico do cliente

O uso de um CRM integrado ao WhatsApp, como o Chatme da Calcme, permite armazenar o histórico das interações, pedidos anteriores e preferências do cliente. 

Todas essas informações facilitam uma comunicação mais contextual e personalizada, já que você pode consultar o que foi conversado anteriormente e garantir que o cliente não precise repetir informações.

Além disso, saberá o que oferecer a esse mesmo cliente, sempre se baseando nas solicitações passadas.

Envie mensagens de acompanhamento e atualização

Por fim, lembre-se de que um atendimento humanizado via WhatsApp deve manter uma certa proximidade com o cliente.

Para isso, envie mensagens de acompanhamento e atualização, mesmo que automáticas. Não espere que o cliente retorne sozinho, entre em contato com certa regularidade e pergunte se tudo está correndo bem, ou para agradecer pela preferência. 

Mostrar esse contato a mais após a venda transmite uma imagem de quem realmente valoriza o cliente, e que não o enxerga apenas como um número.

Quer implementar isso tudo na sua gráfica ou marcenaria? Conte com o Chatme da Calcme e leve o seu atendimento para um novo patamar!