Assinatura digital tem validade?
Muitas pessoas se perguntam se a assinatura digital tem validade e como funciona esse tipo de processo na prática.
Afinal, como é possível que a digitação de um nome possa realmente ter relação com a assinatura dessa mesma pessoa?
Neste texto da Calcme, que oferece a plataforma Assiname para marcenarias e gráficas, você entenderá melhor esse assunto.
Como funciona uma assinatura digital?
Se você tem dúvidas se a assinatura digital tem validade porque deseja usar esse método de assinatura na sua gráfica ou marcenaria, é importante, primeiro, entender, mesmo que de forma resumida, como funciona essa assinatura.
Basicamente, quando um cliente recebe um documento para assinatura digital, ele clica no link enviado por e-mail e acessa a plataforma de assinatura digital.
Após autenticar sua identidade, o cliente lê o documento e cria sua assinatura digital. A plataforma gera um resumo do documento, criptografa esse resumo com a chave privada do cliente e anexa a assinatura digital ao documento.
Isso garante que qualquer alteração posterior invalidará a assinatura, mantendo a integridade do documento.
A assinatura digital é então verificada com uma chave pública para confirmar a autenticidade do assinante. Após a assinatura, o documento é armazenado de forma segura e notifica-se todas as partes envolvidas.
O processo pode ser complexo, e isso faz com que muitos perguntem se a assinatura digital tem validade. Vamos entender melhor a seguir.
Veja mais: Contrato de marcenaria: Como fazer e assinar digitalmente?
Assinatura digital tem validade?
Sim, a assinatura digital tem validade, e essa validade está diretamente relacionada ao certificado digital usado para criar a assinatura. Esse certificado é gerado por uma Autoridade Certificadora (AC).
Além disso, a validade legal de uma assinatura digital é amplamente reconhecida em muitos países, desde que cumpra os requisitos estabelecidos por leis e regulamentações locais, como o ICP-Brasil no Brasil.
Isso quer dizer que não basta apenas assinar o documento em qualquer plataforma, que não seja própria para isso. O software usado precisa, verdadeiramente, estar dentro dos requisitos legais para que o documento tenha validade jurídica.
É o caso do Assiname da Calcme. Com ele, seus contratos de marcenaria ou gráfica têm validade nacional ao serem assinados digitalmente. Essa é uma forma de oferecer mais comodidade e praticidade para os seus clientes.
No próximo tópico, vamos te explicar mais sobre esse assunto.
Como fazer uma assinatura digital para gráficas e marcenarias?
Se você tem uma marcenaria ou uma gráfica e precisa de um sistema que possibilite a você a assinatura digital que tem validade, conte com a Calcme!
Além de oferecermos sistema de gestão para marcenarias e sistema de gestão para gráficas, ambos também contam com a integração do Assiname, uma ferramenta feita sob medida para o seu negócio.
Por meio do Assiname, você e seus clientes podem assinar contratos com segurança e validade jurídica, possibilitando a otimização de burocracias e reduzindo os custos com contratos impressos e armazenamento, por exemplo.
Você pode fazer o seu teste grátis na Calcme e assim saber mais sobre o Assiname na prática.
Conte com a gente na hora de digitalizar ainda mais o seu negócio!