Quais são as habilidades de um marceneiro? Veja aqui!
As habilidades de um marceneiro podem ser inúmeras e, na maioria das vezes, vai depender do modelo de negócios da marcenaria.
Se você quer ser um marceneiro ou mesmo quer aprender mais para a sua profissão, a Calcme – software de gestão para marcenarias – te ajuda a entender tudo sobre as habilidades de um marceneiro. Continue lendo e saiba mais.
Você sabe quais são as habilidades de um marceneiro?
As habilidades de um marceneiro são inúmeras. E na grande maioria das vezes, essas habilidades estarão conectadas com o tipo de negócio que o profissional desenvolve. Afinal, você sabe: existem inúmeros tipos de marcenarias (vintages, móveis sob medida, reformas, entre outras).
Mas algumas das principais habilidades que todos devem ter, envolvem:
- Conhecimento técnico.
- Reaproveitamento de materiais.
- Criatividade construtiva.
- Negociação e vendas.
- Gestão do negócio.
Continue lendo e saiba mais.
👉🏻 Veja também: como alavancar as vendas de uma marcenaria.
Conhecimento técnico
O conhecimento técnico é uma das principais habilidades de um marceneiro. Sem o conhecimento técnico, os projetos não poderiam ir pra frente ou até mesmo as máquinas poderiam não ser operadas.
Afinal, muitos equipamentos dependem exclusivamente de um bom conhecimento técnico dos profissionais.
Esse conhecimento técnico pode ser aprendido:
- Na prática;
- Em cursos;
- Com a família (caso haja a sucessão da marcenaria);
- Entre outras formas.
O mais importante é nunca deixar de estudar e ficar sempre conectado com o que há de melhor no mercado dentro do nicho de atuação.
👉🏻 Saiba mais sobre: como aumentar a produtividade na marcenaria.
Reaproveitamento de materiais
Outra grande habilidade de um marceneiro é a habilidade de aproveitar materiais.
Ou seja, usar materiais que sobraram de um trabalho para criar outros produtos diferentes e que, eventualmente, podem render mais caixa para a marcenaria ou para o marceneiro.
Com os restos de madeira, a marcenaria pode criar outros produtos; reaproveitar em móveis viáveis ou até mesmo vender a madeira processada de alguma forma.
Criatividade construtiva
Mais uma das habilidades de um marceneiro é a de criatividade construtiva. Ou seja, o marceneiro também precisa ser criativo para criar móveis ou produtos diferentes (como no caso do reaproveitamento de restos de madeira, no tópico anterior).
A criatividade construtiva ajuda a marcenaria a ganhar mais dinheiro e, especialmente, se destacar no mercado com produtos únicos e com a assinatura do marceneiro.
Negociação e vendas
A habilidade de negociar e vender nem sempre está intrínseca ao profissional marceneiro. Afinal, muitas vezes o marceneiro sabe fazer móveis e trabalhar com madeira – e só.
No entanto, se você quer se transformar em um marceneiro de primeiro nível, negociar e vender precisa ser prioridade. Ou, no mínimo, desenvolver a habilidade para delegar essa atividade e assim desenvolver ainda mais o seu negócio.
👉🏻 Veja: 4 ideias de como inovar na marcenaria.
Gestão do negócio
Nenhum negócio vai pra frente sem gestão. Por isso, uma das habilidades de um marceneiro é, de fato, a gestão da marcenaria.
E para isso, conte com a Calcme – sistema de gestão para marcenaria. Faça um teste grátis agora mesmo e veja como todos os recursos de pedidos, fila de espera, boleto e nota fiscal podem ajudar a sua marcenaria a aumentar a rentabilidade; e poupar o seu tempo de trabalho.