Ao entender o que é um projeto de comunicação visual é possível interpretar que uma série de atividades estão relacionadas a esse termo. Afinal, a comunicação visual é muito mais ampla do que a simples impressão de um banner ou mesmo de uma lona com a logo da empresa.
Neste artigo, a Calcme vai te ajudar a entender o que é um projeto de comunicação visual completo e todas as etapas que ele precisa ter para estar 100% adequado às necessidades do cliente.
Você sabe o que é um projeto de comunicação visual?
Um projeto de comunicação visual é um arranjo com todas as necessidades que o cliente tem para comunicar o seu negócio, produto ou serviço.
O profissional de comunicação visual entra em cena para ajudar a organizar todos os processos e vender o que o cliente precisa.
Um projeto de comunicação visual pode ser organizado de várias formas:
- No papel;
- Em uma planilha;
- Em um documento de texto;
- Entre outros locais.
O projeto em si é a organização de tudo que vai ser feito, quando vai ser feito e como vai ser feito.
Veja também como está o mercado de comunicação visual.
Como é feito um projeto de comunicação visual
Cada profissional vai organizar o projeto de comunicação visual de uma forma diferente. Mas em linhas gerais, ele pode ser feito assim:
- Necessidade do cliente;
- Respeito a identidade visual;
- Escolha dos materiais certos;
- Iluminação do ambiente;
Continue lendo para saber detalhes de cada etapa.
Necessidade do cliente
A necessidade do cliente é um fator determinante e que faz toda a diferença para cada projeto de comunicação visual. O que o cliente precisa deve ser colocado no papel para que depois possa ser orçado e instalado de maneira ordenada.
Muitas vezes a necessidade do cliente é desconhecida por ele mesmo. Nesse caso, o profissional de comunicação visual precisa entrar em ação para oferecer o que o cliente precisa; e vender seu peixe.
Veja também: quem trabalha com comunicação visual faz o quê?
Respeito a identidade visual
Se a empresa já tem uma identidade visual feita por um designer, ela precisa ser seguida à risca. Para isso, peça o manual de marca que a agência de publicidade ou designer gráfico preparou para a marca que vai receber o material de comunicação visual.
Respeitar a identidade visual da empresa é fundamental para que o projeto funcione para aquela marca. Caso contrário, as cores e modelos ficarão destoantes – e isso não é bom para o branding.
Escolha dos materiais certos
O profissional de comunicação visual também precisa ajudar o cliente a escolher os materiais certos para o projeto. A escolha inadequada de cores, texturas e superfícies pode gerar muitos problemas no curto, médio e longo prazo.
Iluminação do ambiente
Alguns projetos de comunicação visual também precisam de iluminação. E nesse caso, é preciso orçar junto para que o cliente tenha uma ideia real de tudo o que vai ser feito. Cote um bom eletricista no projeto, se for o caso.
Erros que podem comprometer o projeto comunicação visual
Agora que você entendeu o que é projeto comunicação visual, é importante compreender quais erros podem atrapalhar na hora de você desenvolver o seu projeto.
Assim, é possível que você construa algo que realmente tenha sinergia com o que o seu cliente está procurando, aumentando as chances de sucesso. Confira, na lista abaixo, alguns pontos que devem ser evitados:
1. Não definir o briefing com o cliente
Simplesmente começar a desenvolver o material, sem analisar e montar, junto com o cliente, um briefing claro, pode te levar a ter chances de retrabalho.
Afinal de contas, se você apenas se basear na sua intuição, corre o risco de não atingir um bom resultado para o seu cliente em si.
Ele pode preferir que você siga um caminho específico, enquanto você escolhe outro e gera problemas de retrabalho mais tarde. Pense sobre isso e tente coletar o máximo de informações possíveis do seu cliente. Deixe clara a importância de um briefing bem feito, para o sucesso de todos no projeto.
2. Não se aprofundar no público-alvo
A falta de aprofundamento do público-alvo é outro problemão que pode trazer prejuízos para o seu projeto comunicação visual.
Se você não sabe exatamente qual é o público-alvo, como poderá selecionar a abordagem que irá usar no desenvolvimento do projeto? Como saberá qual é a linguagem mais adequada nesse caso? Pense sobre isso!
Converse com o seu cliente para saber mais sobre o público dele, e deixe isso bem explícito no briefing.
Veja mais: Programa para empresa de comunicação visual
3. Ignorar a identidade da marca
A identidade de marca é outro ponto que alguns profissionais de comunicação inexperientes podem ignorar e se equivocar ao fazer um projeto comunicação visual.
Você deve sempre considerar as cores, a tipografia e a personalidade da marca para a qual você está trabalhando. Isso só não é válido quando a empresa em questão não tem uma identidade definida, ou quando ela mesma solicita que você faça um projeto completamente diferente do que ela sempre usa nas redes e na publicidade.
Se você ignorar essa identidade, há grandes chances de ter que refazer tudo depois.
4. Escolher uma paleta de cores ineficaz
Uma paleta de cores ineficaz é outro problemão que você deve evitar. Como dito acima, a identidade da marca deve ser seguida à risca. E mesmo quando houver a possibilidade de pequenas variações, é importante que a escolha da paleta seja feita com base no objetivo daquele projeto.
O que se deseja comunicar? Para quem? Isso pode te ajudar a selecionar melhor as cores.
5. Não pensar na experiência do usuário
A experiência do usuário é outro pilar importante que deve ser considerado em um projeto comunicação visual.
Não basta fazer algo “bem bonito”. Se você não oferecer ao usuário uma boa experiência de leitura e navegabilidade, a sua arte não terá suprido os objetivos que você deseja alcançar.
Tenha isso em mente e coloque-se sempre no lugar do usuário enquanto estiver desenvolvendo o seu projeto.
Esperamos que este guia possa te ajudar!
Feche mais projetos de comunicação visual
Para ter mais tempo de fechar mais projetos de comunicação visual e focar na aquisição de clientes, conte com o sistema da Calcme para gráficas e empresas de comunicação visual.
Faça um teste grátis e comprove como o seu dia a dia será facilitado.