Você conhece os principais tipos de contrato para marcenarias? Quer entender quais modelos podem ser usados no dia a dia do seu negócio? Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto.
Para isso, descrevemos alguns dos principais tipos que podem ser usados em empresas como a sua. Lembrando que você não precisa adotar todos os tipos de contratos que citamos, mas, sim, pode apenas ter conhecimento de cada um deles.
Acompanhe e fique por dentro!
Leia mais: O que é um contrato bilateral?
Tipos de contrato para marcenarias: Quais os principais?
Como comentamos acima, existem muitos tipos de contrato para marcenarias que podem ser usados no dia a dia, na sua empresa. Entretanto, nem todos os modelos precisam ser usados no seu negócio ou fazem sentido na sua rotina.
Por isso, conheça os tipos e saiba mais sobre cada um deles:
Contrato de prestação de serviços
Sem dúvidas, esse é o modelo mais usado nas marcenarias. Esse tipo de contrato é comum quando o marceneiro é contratado para realizar um serviço específico, como a fabricação de móveis sob medida.
O contrato define o preço, o prazo de entrega, os materiais a serem utilizados, e as responsabilidades de ambas as partes.
É importante deixar cada um desses aspectos o mais claro possível, para garantir a satisfação de ambos envolvidos no processo.
Contrato de garantia e manutenção
Para serviços de marcenaria mais complexos ou de longo prazo, como móveis personalizados ou marcenaria em grande escala, pode ser feito um contrato que considere a garantia da qualidade do produto e a manutenção periódica, se aplicável.
Ou seja, se for necessária alguma manutenção periódica no móvel que foi entregue ao cliente, isso deve estar descrito em um contrato de garantia.
Lembrando que essa garantia também pode ser descrita em outros tipos de contrato para marcenarias, ok?
Veja mais: Como fazer um contrato? Passo a passo
Contrato de obras de marcenaria
Quando o trabalho envolve reformas ou construções que exigem marcenaria, como a instalação de armários embutidos ou divisórias, o contrato de obra regula todos os detalhes do serviço, considerando cronograma, custos, materiais e prazo de execução.
Novamente, esse contrato pode ser feito de forma independente, como também pode ser incluído em um contrato já pronto, como o de prestação de serviços de marcenaria.
Tudo sempre dependerá da realidade do seu negócio e dos serviços que você está prestando.
Contrato de locação de equipamentos
Em alguns casos, é possível recorrer ao contrato de locação de equipamentos também. Isto é, se o marceneiro ou a empresa de marcenaria oferece aluguel de ferramentas ou máquinas para clientes ou outras empresas, um contrato de locação é necessário para definir o período, as condições de uso e os custos envolvidos.
Lembre-se de incluir cláusulas quanto aos cuidados que devem ser tomados com os equipamentos, ok?
Contrato de compra e venda de móveis
Por fim, há também o contrato de compra e venda de móveis, uma variação da primeira opção da nossa lista.
Nesse caso, quando o marceneiro cria e vende móveis prontos, um contrato de compra e venda pode ser utilizado. Esse tipo de contrato estabelece o valor, as condições de pagamento, a entrega do produto e outras especificações relacionadas ao móvel.
Viu só como existem muitos modelos? Avalie qual a melhor opção para o seu caso e conte com o Assiname, integrado à Calcme, para gerenciar e assinar os seus contratos!