Se você chegou até aqui, possivelmente está buscando entender melhor o que faz um designer de móveis e quais são as principais atribuições desse profissional, não é mesmo?
Neste guia da Calcme, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto, para que você possa tirar as suas dúvidas e, quem sabe, iniciar a sua carreira nesse ramo.
Acompanhe e saiba mais!
O que faz um designer de móveis?
A cada ano que passa, as pessoas têm valorizado mais os móveis sob medida e os trabalhos desenvolvidos por marceneiros.
Isso porque a qualidade comprovada desse tipo de serviço e produto é algo que chama muita atenção.
Mas, afinal, o que faz um designer de móveis? Nos tópicos abaixo, te ajudamos a entender melhor.
Criação de projetos
Uma das principais atribuições desse profissional, e que possivelmente você já conhece, é a que diz respeito à criação de projetos de fato.
O designer de móveis desenvolve ideias para peças que combinam estética, funcionalidade e ergonomia, garantindo que cada ambiente possa atender às mais diversas necessidades dos clientes.
O processo começa com um briefing para entender as necessidades do cliente ou mercado. A partir disso, são elaborados esboços manuais ou digitais, buscando soluções criativas e inovadoras.
Ferramentas como softwares de modelagem 3D ajudam a visualizar os detalhes, garantindo uma criação mais prática e rápida.
Veja mais: Medidas de móveis: Confira medidas básicas
Desenvolvimento de protótipos
Quando pensamos sobre o que faz um designer de móveis, também podemos considerar o desenvolvimento de protótipos específicos.
Esse processo permite avaliar a funcionalidade, o conforto e a estética do móvel antes da produção em escala. O protótipo pode ser feito em tamanho real ou em escala reduzida, dependendo do objetivo.
Além disso, ajustes são feitos com base na análise da resistência dos materiais e na montagem do móvel. Tudo isso ajuda a garantir o melhor resultado possível.
Seleção de materiais
O designer de móveis também pode ajudar a selecionar os materiais que serão usados no desenvolvimento dos projetos em questão.
Essa etapa é essencial e garante a combinação entre funcionalidade e beleza do móvel. Afinal, não basta escolher qualquer tipo de material, não é mesmo? É preciso pensar em como esse material será usado.
Por exemplo, não é qualquer tipo de madeira que pode ser instalada no banheiro de uma casa, e isso deve ser levado em conta pelo designer que está desenvolvendo os móveis.
Pesquisa de tendências
Estar por dentro das tendências também é algo que faz um designer de móveis. Ele precisa estar antenado para oferecer o que há de melhor para os seus clientes, contribuindo com a criação de móveis de alta qualidade.
Para isso, ele deve participar de eventos, acompanhar as novidades do setor e estar constantemente estudando as novas técnicas, tendências e acabamentos, por exemplo.
Leia mais: Conheça o melhor programa para projetar móveis
Acompanhamento da produção
Por fim, o designer também pode ser responsável por acompanhar a produção de cada móvel desenvolvido por ele.
Durante essa etapa, o designer supervisiona processos como corte, montagem e acabamento, verificando a qualidade dos materiais e do trabalho realizado. Ajustes podem ser necessários para corrigir problemas ou otimizar etapas da produção.
A precisão nos detalhes é muito importante para que o produto atenda às especificações planejadas, por isso, esse é um trabalho fundamental.
Você já conhecia todas essas atribuições do designer de móveis? Continue nos acompanhando para mais conteúdos como este!