Como fazer um bom atendimento virtual?

Como fazer um bom atendimento virtual?

Fazer um bom atendimento virtual é essencial nos dias atuais. Afinal, cada vez mais as pessoas estão buscando serviços e produtos pela internet, antes mesmo de visitar uma empresa ou loja, por exemplo.

Por isso, estar atento à forma como atendemos online é tão imprescindível. E para te ajudar nessa missão tão importante para o seu negócio, preparamos este guia. Acompanhe e confira as dicas!

Leia mais: Mensagem de atendimento automático: Veja ideias!

Como fazer um bom atendimento virtual?

Para fazer um bom atendimento virtual, devemos praticar a empatia e sempre pensarmos na forma como a mensagem chegará para a outra pessoa.

É claro que não podemos ter certeza de como o outro irá interpretar a nossa mensagem, mas se a escrevermos pensando em pontos específicos, aumentamos a chance de compreensão do leitor.

Para isso acontecer, podemos recorrer a dicas práticas como:

Atenção ao tempo de resposta

Um bom ponto inicial que podemos avaliar, quando pensamos em como fazer um bom atendimento virtual, é com relação ao tempo de resposta em si.

Na internet, as pessoas buscam atendimentos que sejam mais rápidos e, se possível, em tempo real, graças ao apps de mensagem instantânea, como o WhatsApp.

Sendo assim, é importante que a sua empresa esteja preparada para oferecer esse atendimento mais ágil. Claro que sua equipe não precisa “largar tudo” para atender alguém no instante em que a pessoa chega, porém, deixá-la esperando muito tempo pode não ser uma boa ideia.

Uma maneira de contornar isso, sem precisar de alguém o tempo todo disponível, é por meio do uso de chatbots e automatizações para contatos iniciais. 

Veja também: Ideias para melhorar o atendimento ao cliente

Use uma linguagem clara e objetiva

A linguagem usada no atendimento virtual faz toda a diferença. Evite usar palavras que sejam muito difíceis ou pouco usuais. Tente sempre adaptar para a linguagem do público-alvo.

E mesmo quando o público exigir uma linguagem mais “difícil”, sempre foque na objetividade do que for dito. Assim, é possível ter maiores chances de o cliente conseguir compreender o que está sendo dito de verdade.

Outro ponto é o tamanho do texto: evite textos que sejam longos demais e repetitivos nas informações. Seja sucinto, mas sem deixar de fora informações que sejam importantes, claro.

Personalize de acordo com o contexto

Ao invés de usar mensagens que sejam genéricas e amplas demais, lembre-se de sempre personalizar de acordo com o contexto do cliente em questão.

Fale sobre o que ele sempre procurou, comente sobre outros serviços que ele já possa ter adquirido em outro momento, e assim por diante.

Quanto mais contextualizada for a sua conversa, maiores as chances de o seu cliente se sentir satisfeito, acolhido e bem atendido.

Veja mais: Mensagem de horário de atendimento: Ideias e dicas

Utilize ferramentas de atendimento

Por fim, lembre-se de que as ferramentas de atendimento, como o Chatme, podem te ajudar a fazer um bom atendimento virtual.

Com o Chatme, específico para gráficas e marcenarias, é possível ter acesso a funcionalidades como:

  • Multiatendentes;
  • Controle de status;
  • Controle por Tag;
  • Várias conexões;
  • Agendamento de mensagem;
  • Respostas rápidas;
  • Chatbot.

Venha conhecer o Chatme e potencialize o seu atendimento online!