Na hora de enviar uma mensagem de lembrete de pagamento para cliente, é essencial manter a cordialidade e garantir que o leitor realmente compreenda o que está sendo cobrado.
Para isso ser viável, alguns pontos de atenção devem ser levados em conta. Neste texto da Calcme, vamos te ajudar com esse objetivo. Acompanhe para saber mais.
O que escrever na mensagem de lembrete de pagamento para cliente?
Saber o que escrever na mensagem de lembrete de pagamento para cliente pode ser difícil, até porque, cobrar é algo mais “delicado”, digamos assim.
Ainda assim, é algo que precisa ser feito. A seguir, apresentamos alguns pontos que podemos considerar na hora de redigir a mensagem de cobrança:
1. Seja cordial e acolhedor
O primeiro ponto que devemos levar em consideração é a cordialidade e o acolhimento que será oferecido ao cliente. Especialmente nos casos de atraso de pagamento, esse acolhimento deve ser incluído na conversa.
Devemos sempre ter em mente que a cobrança é algo importante, mas que pode ser difícil para o lado que está recebendo. Por isso, iniciar a mensagem com algo como “esperamos que esteja tudo bem com você”, ou mesmo perguntando “olá, fulano, como você está?” é uma maneira de demonstrar esse acolhimento.
2. Seja claro e evite a ambiguidade
Ser claro também é algo essencial. Evite ambiguidades que possam deixar o seu cliente confuso e, além disso, não exagere na quantidade de informação.
É claro que você não precisa parecer grosseiro indo muito direto ao ponto, mas evitar excessos pode ser um bom caminho para que a pessoa não se “perca” nas informações enviadas.
Além disso, uma linguagem clara, sem gírias ou muita informalidade, também é um bom caminho. Afinal, nunca sabemos como o outro pode interpretar a mensagem, por isso, a clareza é tão importante.
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3. Detalhe a cobrança
Para enviar uma mensagem de lembrete de pagamento para cliente clara, é fundamental que a cobrança seja detalhada.
Fale que a cobrança é referente ao produto/serviço X, com vencimento na data Y. Quanto mais clara for essa cobrança, mais fácil o cliente poderá compreender o que está sendo cobrado, o que facilita o pagamento e garante uma conversa mais transparente.
4. Inclua instruções claras de pagamento
Por fim, não se esqueça das instruções de pagamento. Afinal, não basta apenas cobrar, não é mesmo?
Deixe claro como ele poderá fazer esse pagamento: por meio de um boleto enviado, com pagamento via link no cartão de crédito ou chave pix. Esclareça as formas de pagar o que você está cobrando.
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Modelos de mensagem de lembrete de pagamento para cliente
Depois de ver as nossas dicas, confira a mensagem que escrevemos para você usar de inspiração:
“Olá [Nome do cliente],
Este é um lembrete sobre o pagamento pendente de [R$ valor], com vencimento em [data]. Caso já tenha realizado o pagamento, desconsidere esta mensagem. Se precisar de ajuda, estamos à disposição.
Dados para pagamento: [Informar dados e onde pagar].
Agradecemos pela atenção,
[Seu nome/empresa]”
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