Quais são as formas de comunicação visual?

Quais são as formas de comunicação visual?

Se você tem pesquisado quais são as formas de comunicação visual, possivelmente deve atuar nessa área ou deseja dar os seus primeiros passos nesse ramo.

Pensando nisso, nós da Calcme preparamos este guia com informações bem relevantes sobre esse assunto.

Acompanhe para entender mais sobre essas formas de comunicação visual e assim compreender melhor esse tema!

Quais são as formas de comunicação visual?

Existem muitas formas de comunicação visual que podemos pensar. Algumas são mais comuns e procuradas por quem deseja investir na exposição de sua marca, enquanto outras são um pouco mais exclusivas em algumas áreas.

A seguir, descrevemos mais detalhes sobre as principais, para que você possa avaliar quais as melhores alternativas para oferecer aos seus clientes de comunicação visual. Confira:

Design gráfico

Sem dúvidas, essa é uma das formas de comunicação visual mais conhecidas. O design gráfico está presente em muitos locais, e por isso é uma peça fundamental da comunicação visual.

É o caso de criações visuais como logotipos, banners, cartazes, folhetos, embalagens, e outros materiais gráficos usados para informar ou atrair a atenção do público.

Perceba que esse tipo de criação visual pode estar presente em locais online e offline, por isso, essa é uma área tão procurada quando alguém deseja investir na comunicação visual da sua empresa.

Veja mais: Elementos básicos da comunicação visual: Saiba quais são!

Sinalização

Essa é uma das formas de comunicação visual utilizada para orientar e informar em espaços públicos e privados, como placas de trânsito, placas de segurança, sinalização em lojas, hospitais e aeroportos.

Apesar de ser algo recorrente no dia a dia das pessoas, oferecer isso na sua empresa de comunicação visual requer um pouco de análise do seu público-alvo. Será que faz sentido, para eles, você oferecer esse tipo de serviço?

Animações

As animações também fazem parte do grande universo da comunicação visual. E se engana quem pensa que elas são usadas apenas para o entretenimento. 

Na verdade, há vídeos animados e gráficos em movimento usados para campanhas publicitárias, explicações de produtos ou serviços, e conteúdos educativos.

Tudo isso visa gerar efeitos no público que está assistindo, que pode ser de confiar mais em uma marca, fazer uma compra, e assim por diante.

Fotografia 

A fotografia é mais uma das frentes da comunicação visual. Por meio dela, podemos apresentar diferentes situações e aspectos relacionados a um produto, por exemplo.

Além disso, a fotografia ajuda a criar mais humanização em muitos casos.

Leia mais: O que oferecer de produtos para comunicação visual?

Vídeos

Os vídeos são ferramentas fundamentais para captar e transmitir mensagens visuais em publicações, redes sociais, filmes e campanhas institucionais.

Hoje em dia, é difícil passarmos um dia sem assistir a algum vídeo, concorda? Com as redes sociais priorizando esse tipo de conteúdo, essa é uma das formas de comunicação visual mais usadas atualmente.

Identidade visual

Por fim, temos também a identidade visual, que se resume em, basicamente, elementos como cores, padrões e símbolos que representam marcas e organizações, garantindo reconhecimento e consistência visual.

Ao criar a identidade visual de uma empresa, fica mais fácil reconhecer os conteúdos e materiais feitos para divulgar seus produtos, mesmo quando a marca em si não está descrita explicitamente.

Gostou de conhecer as formas de comunicação visual? Continue nos acompanhando para mais conteúdos sobre essa área que cresce a cada dia.