Quais são os suportes da comunicação visual?

Quais são os suportes da comunicação visual?

Existem diversos tipos de suportes da comunicação visual. Cada um tem um objetivo diferente e pode auxiliar na hora de comunicar algo importante a alguém.

Quer saber mais sobre esses suportes e assim analisar quais opções podem ser incluídas na lista de serviços da sua empresa de comunicação visual? Então acompanhe este guia de hoje da Calcme!

Quais são os suportes da comunicação visual?

Como comentamos, há diversos tipos de suportes da comunicação visual. Você deve avaliar quais opções podem ser incluídas na sua empresa do ramo para garantir a lucratividade e, claro, a satisfação dos seus clientes.

Veja alguns desses suportes e saiba mais sobre as opções disponíveis:

Impresso

Faz parte dessa categoria todos os materiais que podem ser impressos e usados na comunicação visual de uma empresa ou evento. Veja alguns dos materiais disponíveis neste caso:

  • Cartazes e banners: São usados para divulgação de eventos, promoções ou mensagens em locais públicos.
  • Flyers e folders: Materiais de mão usados para apresentar informações de forma direta, como em locais públicos.
  • Revistas e jornais: Ideais para anúncios e conteúdos visuais mais detalhados.
  • Placas e painéis: Utilizados para sinalização, publicidade ou comunicação em pontos de venda.

Veja mais: Quais os principais insumos comunicação visual?

Digital

O ambiente digital, hoje em dia, é mais do que parte do dia a dia das pessoas… Se tornou uma verdadeira necessidade.

E quando pensamos em suportes da comunicação visual, não podemos deixar de mencionar esse tipo de opção, concorda? Basicamente, podemos pensar em materiais como:

  • Websites: Espaços digitais com layout visual para informar ou vender produtos e serviços.
  • Redes sociais: Postagens gráficas ou vídeos usados para engajar o público e promover marcas.
  • Displays interativos: Telas digitais em pontos de venda ou espaços públicos, permitindo interação com quem chega ao local.
  • Infográficos: Ferramentas visuais digitais que facilitam a apresentação de dados e informações.

Sinalização

A sinalização é mais uma categoria que faz parte do trabalho de quem atua na área de comunicação visual. Confira alguns dos materiais dessa categoria e avalie se ela pode ser incluída na sua empresa de comunicação visual:

  • Totens: São estruturas verticais para exibição de informações em lojas, eventos ou espaços corporativos.
  • Adesivos e vinis: Materiais usados em vitrines, veículos ou paredes.
  • Letreiros e fachadas: Podem ser fixos e iluminados, usados para identificar marcas e estabelecimentos.
  • Sinalização interna e externa: Indicadores de direção, setores ou serviços em espaços comerciais ou públicos.

Leia mais: Quais os serviços de comunicação visual? Entenda!

Audiovisual

Por fim, um dos principais suportes da comunicação visual é o audiovisual. Com ele, podemos trabalhar essa comunicação de diversas formas como:

  • Vídeos institucionais ou publicitários: Ferramentas para contar histórias, promover produtos ou informar.
  • Animações e motion graphics: Recursos visuais dinâmicos usados em apresentações ou anúncios digitais.
  • TVs e painéis de LED: Suportes que oferecem conteúdo visual dinâmico em alta resolução.

Viu só como existem muitos suportes diferentes? Avalie o que o seu público mais busca no dia a dia e ofereça a ele o que há de melhor no campo da comunicação visual.

Continue nos acompanhando para mais dicas para a sua empresa decolar!