Tipos de esquadros para marcenaria: Veja aqui!
Existem diferentes tipos de esquadros para marcenaria que você pode incluir no dia a dia da sua produção. Cada um deles pode promover resultados diferentes, e você deve avaliar quais modelos são essenciais.
Para te ajudar com esse objetivo, nós da Calcme, – sistema para marcenarias -, preparamos este guia com uma lista que pode te ajudar. Acompanhe e confira.
Tipos de esquadros para marcenaria
Ter diferentes tipos de esquadros para marcenaria disponíveis pode ser um bom caminho para garantir mais precisão e agilidade nas produções.
Na lista abaixo, apresentamos alguns modelos que você pode conferir e conhecer, para então avaliar quais opções podem ser úteis para o seu negócio. Confira só:
Esquadro comum
O esquadro comum é a versão mais simples e é muito utilizada por marceneiros.
Basicamente, ele é composto por duas hastes em ângulo reto, sendo ideal para marcar ângulos de 90° e verificar alinhamentos.
Pode ser encontrado em modelos fabricados em aço ou plástico, é resistente e fácil de manusear, sendo adequado para medições rápidas e básicas em peças de madeira.
Digamos que é um dos tipos de esquadros para marcenaria mais comum e prático.
Leia mais: Como fazer orçamento marcenaria word?
Esquadro combinado
O esquadro combinado, por sua vez, é uma ferramenta com muitas utilidades, que reúne várias funções em um único instrumento.
Por exemplo, ele permite medir ângulos de 45° e 90°, além de ser equipado com uma régua deslizante que facilita a marcação de distâncias e profundidades.
Basicamente, esse tipo de esquadro é indicado para projetos que exigem ajustes precisos e múltiplas medições.
Avalie a necessidade desse tipo de trabalho no dia a dia da sua marcenaria e adquira o esquadro, caso ele faça sentido para o seu negócio.
Esquadro de precisão
O esquadro de precisão é feito para trabalhos que demandam alta exatidão, como, por exemplo, móveis com muitos detalhes ou peças decorativas.
Em sua maioria, são feitos de materiais resistentes e com acabamentos calibrados, o que ajuda a garantir medições precisas.
Esse modelo é mais recomendado para marceneiros que buscam excelência em acabamentos e encaixes, como no caso de produções de altíssimo padrão de acabamento, por exemplo.
Veja mais: Quanto custa uma marcenaria completa?
Esquadro de carpinteiro
O esquadro de carpinteiro é maior e mais robusto, muito utilizado em construções e projetos de grande escala.
Esse modelo é adequado para medir e traçar ângulos em tábuas, vigas e peças grandes de madeira.
Sua construção mais forte permite suportar condições mais intensas, porém, também é útil em marcenarias que trabalham com estruturas maiores.
Vale avaliar se essa alternativa é adequada para o dia a dia do seu negócio.
Esquadro ajustável
O esquadro ajustável é uma opção prática para projetos que envolvem ângulos mais diversos. Ele conta com um braço móvel que pode ser ajustado para medir ângulos diferentes, oferecendo mais versatilidade em trabalhos personalizados.
Ideal para marcenarias que lidam com frequência com designs complexos ou peças fora do padrão. Se esse é o seu caso, ele pode ser uma excelente alternativa.
Qual dos tipos de esquadros para marcenaria você acredita ser útil no dia a dia da sua produção?