Atendimento via WhatsApp: Como implementar na sua gráfica?

Atendimento via WhatsApp Como implementar na sua gráfica

O atendimento via WhatsApp, hoje em dia, deixou de ser um “luxo” e passou a ser uma verdadeira necessidade no dia a dia de qualquer empresa, e no caso das gráficas não é diferente.

Os clientes têm buscado informações por esse canal, solicitando também os seus pedidos. Por isso, é importante aprender a implementar esse atendimento de forma estratégica.

Neste texto, vamos te ajudar com algumas dicas. Acompanhe.

Como implementar atendimento via WhatsApp?

Para implementar o atendimento via WhatsApp, é importante estar atento a alguns fatores fundamentais. Devemos considerar a linguagem que será usada, os scripts que serão seguidos, entre outros aspectos.

Abaixo, descrevemos alguns pontos de atenção que podem te ajudar com esse objetivo:

1. Tenha bons scripts

Comece desenvolvendo bons scripts para o seu atendimento. Tenha em mente quais são as principais dúvidas e necessidades dos seus clientes, para que isso possibilite a você os insumos necessários para a montagem desses scripts.

Lembre-se de deixá-los sempre acessíveis, para consultar quando necessário. Ao mesmo tempo, evite escrever scripts que pareçam engessados demais. É importante sempre adaptar de acordo com a realidade de cada cliente, para tornar o atendimento mais humanizado.

Veja também: Como montar um script de atendimento para gráfica?

2. Use uma comunicação clara e assertiva

A comunicação usada precisa ser clara e objetiva, sempre evitando ambiguidades, já que isso poderia comprometer o resultado do seu atendimento. Inclusive, vale a pena sempre questionar o cliente para verificar se ele realmente compreendeu a mensagem que você tentou passar, para evitar esses desentendimentos.

Outro ponto que deve ser considerado é o de evitar o uso de uma linguagem pouco acessível para o seu público-alvo. A sua comunicação precisa estar alinhada a ele.

3. Utilize ferramentas de gestão do WhatsApp

Para implementar o atendimento via WhatsApp, também é relevante considerar o uso de ferramentas de gestão para essa comunicação. Desse modo, você consegue ter um controle mais claro de quem está em qual etapa do funil de vendas, por exemplo. 

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4. Use mensagens automáticas

Dentro do WhatsApp, as mensagens automáticas também podem ser bem interessantes. Com elas, você pode agilizar o atendimento dos seus clientes, impedindo que eles tenham que ficar muito tempo aguardando um retorno.

Entretanto, cuidado com a robotização excessiva: essas mensagens automáticas não podem ser muito amplas e genéricas, elas devem ser programadas com o objetivo de verdadeiramente auxiliar o seu cliente.

Veja mais: Como assinar contrato digital de gráfica?

5. Treine a sua equipe de atendimento

Por fim, para implementar o atendimento via WhatsApp, não se esqueça de treinar a sua equipe. É ela quem deverá saber usar a comunicação certa e, também, as ferramentas adequadas para gerenciar a conversa com os clientes.

Dessa maneira, os resultados poderão ser mais promissores. Pense nisso e comece hoje mesmo a aprimorar a qualidade do seu atendimento!

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