Como fazer contrato de prestação de serviços gráficos? 

Como fazer contrato de prestação de serviços gráficos?

Saber o que considerar na hora de fazer contrato de prestação de serviços gráficos é importante para garantir profissionalismo e proteger as partes envolvidas no acordo. Afinal, esse documento será a base para a produção contratada.

Mas, o que não pode faltar nesse tipo de contrato? Quais dados devem ser incluídos, e como isso deve ser descrito? Neste guia da Calcme, sistema para comunicação visual, vamos te ajudar a entender melhor esse assunto! Acompanhe.

Como fazer contrato de prestação de serviços gráficos? 

Para fazer contrato de prestação de serviços gráficos, é importante seguir alguns passos que garantirão que esse contrato esteja realmente bem montado e adequado para o serviço em questão.

Dessa maneira, tanto o profissional quanto o contratante terão subsídios para sentir segurança com relação à produção.

A seguir, descrevemos 5 pontos importantes que você deve incluir:

1. Identificação das partes

Apesar de ser um ponto óbvio, é importante descrevermos esse tópico com bastante atenção, pois, em muitos casos, há quem esqueça de preencher corretamente ao fazer contrato de prestação de serviços gráficos.

Sendo assim, inicie o contrato mencionando o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço e contato tanto da empresa gráfica quanto do cliente contratante. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas para garantir a validade do documento.

Confira também: Como inserir assinatura digital em pdf?

2. Descrição detalhada do projeto

Descreva com detalhes e muita clareza os serviços gráficos que serão oferecidos, como impressão, design, acabamentos e quaisquer outros itens acordados. Seja claro quanto ao escopo do trabalho para evitar mal-entendidos.

Evite qualquer tipo de ambiguidade aqui, já que isso poderia resultar em uma insatisfação dos clientes mais tarde.

3. Valores e condições de pagamento

Descreva claramente o valor total a ser cobrado pelos serviços, detalhando as formas de pagamento aceitas (como à vista ou parcelado) e os prazos de vencimento. Também é importante mencionar qualquer acréscimo ou desconto em caso de adiantamento ou atraso.

Seja bastante claro nesses pontos, para que os seus clientes compreendam sem grandes dificuldades.

Veja mais: Validade legal assinatura digital de contratos: Como funciona?

4. Detalhes dos prazos de entrega

Indique o prazo para a realização dos serviços, desde o início até a entrega final do material gráfico. Se possível, considere acrescentar uma cláusula sobre multas ou penalidades em caso de descumprimento do prazo por qualquer uma das partes.

5. Dados sobre rescisão de contrato

Por fim, você também deve descrever as informações pertinentes acerca da rescisão do contrato. Escreva cláusulas sobre responsabilidades, como a correção de erros ou defeitos no serviço, garantias e como ocorrerá a rescisão do contrato em caso de descumprimento. Esclareça as condições de cancelamento e possíveis reembolsos ou multas. Deixe tudo detalhado e o mais claro possível.

Leia mais: Como validar assinatura digital PDF?

Organize seus contratos gráficos com o Assiname!

Agora que você já sabe como fazer contrato de prestação de serviços gráficos, que tal ir além, organizando seus contratos digitais da melhor forma possível?

Para isso, você pode contar com o Assiname, a plataforma de assinatura digital para comunicação visual integrada ao sistema de gestão da Calcme.

Com ele, você organiza os seus contratos, envia para os seus clientes e ainda conta com a validade jurídica das assinaturas digitais.

Converse com a nossa equipe para saber mais sobre essa opção e potencialize a organização do seu negócio!