Script de atendimento WhatsApp para gráfica: Como elaborar?

Script de atendimento WhatsApp para gráfica

Elaborar um bom script de atendimento WhatsApp para gráfica é um passo importante na organização das suas vendas. Afinal, quando o atendimento segue uma certa coerência, fica mais fácil garantir que todas as necessidades dos clientes sejam bem atendidas.

Hoje, vamos te ajudar com esse assunto ao apresentar dicas importantes que podem ser colocadas em prática. Acompanhe e confira nossas ideias!

Como elaborar um script de atendimento WhatsApp para gráfica?

Existem alguns passos simples, porém essenciais, que podem te ajudar na hora de elaborar um bom script de atendimento WhatsApp. Lembre-se de que as dicas abaixo são gerais, mas que você pode sempre adaptar de acordo com os serviços da sua gráfica e com a rotina do seu negócio. Veja só:

1. Defina o objetivo do script

Antes de elaborar o script, tenha clareza sobre o que você deseja alcançar com o atendimento via WhatsApp.

Pode ser captar leads, fornecer orçamentos, esclarecer dúvidas, fechar vendas ou acompanhar pedidos. Cada um desses objetivos influenciará o tom e a estrutura das mensagens.

Você pode definir que terá mais de um objetivo, claro, mas, para isso ser posto em prática, deverá desenvolver um script para cada demanda.

Veja mais: Como automatizar atendimento no WhatsApp da sua gráfica? 

2. Descreva as etapas do atendimento

Liste todas as etapas envolvidas no atendimento ao cliente, sempre com base no objetivo que se deseja alcançar. No caso de uma gráfica, é possível que as seguintes etapas já te ajudem a montar o seu script de atendimento WhatsApp:

  • Boas-vindas e acolhimento;
  • Coleta de informações do cliente (tipo de serviço solicitado, quantidade, especificações);
  • Envio do orçamento;
  • Follow-up para clientes que não responderam ao orçamento;
  • Fechamento da venda;
  • Confirmação de produção e prazos;
  • Entrega ou retirada do material;
  • Agradecimento e solicitação de feedback.

3. Escolha o tom de voz

Além de saber quais serão as etapas do seu script, lembre-se também de escolher o tom de voz que será usado na sua comunicação.

O tom está intimamente relacionado com o público-alvo e com o tipo de posicionamento que você deseja adotar na sua gráfica. Então, pense bem a respeito disso.

4. Escreva templates para cada etapa

A partir das etapas mapeadas, comece a elaborar respostas-padrão para cada uma delas. Essas mensagens podem ser enviadas automaticamente, ou então, enviadas manualmente, quando um atendente achar pertinente encaminhar mais uma parte do script.

Leia mais: Mensagens de atendimento para WhatsApp para gráficas

5. Teste e modifique quando necessário

Lembre-se, um script de atendimento WhatsApp não é algo imutável ou engessado. Mas, sim, é algo que deve ser modificado sempre que necessário, com base no que couber no momento.

Não tenha medo de alterar um pouco alguma coisa, pois ainda estamos falando de interação humana, que não é inflexível. Pense nisso!

Utilize a ferramenta certa no seu WhatsApp!

Agora que você já sabe fazer o seu script de atendimento WhatsApp, que tal ir além na sua gráfica e usar uma ferramenta de gestão do WhatsApp para uma comunicação ainda mais eficiente?

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