Software para comunicação visual grátis vale a pena?

software para comunicação visual grátis

Muitos empreendedores pesquisam por opções de software para comunicação visual grátis com o objetivo de economizar nesse ponto na hora de gerenciar as suas empresas. Porém, será que um serviço totalmente gratuito realmente vale a pena? Será que esse tipo de sistema atenderá ao que o seu negócio precisa?

Hoje, nós da Calcme – sistema para comunicação visual -, vamos te ajudar a refletir sobre esse assunto, para que você avalie até que ponto esse tipo de sistema realmente é interessante para a sua empresa.

Acompanhe e confira as dicas!

Software para comunicação visual grátis vale a pena?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que um software para comunicação visual grátis pode valer a pena para algumas pessoas, mas, em sua maioria, a experiência tende a ser pouco positiva.

Afinal, qualquer necessidade personalizada da sua empresa, ou qualquer falha, não terá o suporte e o atendimento disponíveis para você. Isso pode prejudicar, e muito, a gestão do seu negócio.

E não é só isso, existem outros fatores relevantes a serem considerados, como:

1. Funcionalidades limitadas

A maioria dos softwares gratuitos oferece um conjunto de funcionalidades muito restrito, o que pode não atender completamente às necessidades específicas de uma empresa de comunicação visual, como controle avançado de estoque, integração com impressoras ou automação de processos de produção.

Sendo assim, é importante avaliar quais são as funcionalidades disponíveis em determinado sistema para, então, analisar se o fato de ele ser gratuito é um benefício de fato.

Veja mais: Software para comunicação visual: O que não pode faltar?

2. Falta de suporte técnico

Como mencionamos, a falta de suporte técnico pode ser outro problema bastante comum em um software para comunicação visual grátis. Isso significa, na prática, que se você encontrar problemas, pode demorar para resolvê-los ou até mesmo não ter acesso a assistência profissional, prejudicando o fluxo de trabalho da empresa.

3. Armazenamento e capacidade reduzida

Muitos sistemas gratuitos oferecem limitações de armazenamento ou processamento de dados, o que pode ser problemático à medida que a empresa cresce e acumula mais informações e pedidos.

Além disso, você ainda corre o risco de perder, de uma hora para outra, todas as informações que estão salvas no sistema, já que não há nenhum contrato que garanta que seus dados estão seguros e salvos em locais com backups, etc.

4. Falta de atualizações regulares

Muitas vezes, as opções de softwares gratuitos podem não receber atualizações frequentes, o que faz com que a plataforma possa se tornar desatualizada rapidamente e não acompanhar as novas demandas do mercado ou a evolução tecnológica.

Assim, você pode acabar se vendo diante de algo que não agrega um valor real ao seu trabalho, embora você também já esteja “amarrado” à ferramenta por conta de ter incluído tantos detalhes do seu negócio. Pense nisso.

Leia mais: Material para comunicação visual: O que não pode faltar?

Avalie sempre os prós e contras

Como você pôde notar, um software para comunicação visual grátis não necessariamente é algo bom. Lembre-se sempre de considerar o custo-benefício da plataforma.

Uma opção paga pode trazer muito mais vantagens para o seu negócio. Você pode, inclusive, fazer essa análise testando gratuitamente a plataforma da Calcme para comunicação visual!

É só iniciar o seu teste hoje e assim colocar tudo na balança. Dessa forma, sua decisão será muito mais fácil, acredite!