Como atender cliente no WhatsApp?
Saber atender cliente no WhatsApp de forma cordial e que, ao mesmo tempo, promova uma experiência completa é algo muito importante nos dias atuais.
Afinal, não é novidade para ninguém que a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, não é mesmo?
Por conta disso, estar preparado para esse tipo de interação é muito importante. E neste texto da Calcme, vamos te ajudar com essa missão!
Veja também: Como fazer um bom atendimento pelo WhatsApp?
Como atender cliente no WhatsApp?
Para atender cliente no WhatsApp, é importante conhecer bem o seu público-alvo. Esse conhecimento vai te ajudar na hora de ajustar o seu tom de voz, as palavras que você usa, e assim por diante.
Então, esteja bem por dentro de quem você irá atender nessa plataforma, para que a experiência do cliente seja ainda melhor.
Com isso em mente, veja as nossas dicas:
Seja rápido para responder
No WhatsApp, a agilidade é fundamental. Os clientes esperam respostas rápidas e eficientes, por isso, estar atento e pronto para responder rapidamente às mensagens faz toda a diferença.
Quanto mais breve for o tempo de resposta, maior poderá ser a satisfação do cliente, o que pode fortalecer o relacionamento e aumentar as chances de uma venda ou fidelização.
Lembrando que se você não pode atender de prontidão, as plataformas de chatbot podem te ajudar, sanando dúvidas iniciais e fazendo triagens dos seus clientes, o que também pode ser visto como resposta rápida pelo cliente.
Personalize sua mensagem
Embora a automatização inicial seja importante, quando você for atender cliente no WhatsApp, evite ser muito genérico e abrangente. Tente afunilar um pouco a sua conversa, oferecendo uma experiência muito mais pessoal.
Personalize o atendimento chamando o seu cliente pelo nome, mencionando detalhes relevantes sobre o pedido ou as preferências dele, caso ele já tenha mencionado.
Essa personalização mostra que você valoriza o cliente como indivíduo e não apenas como mais um número de contato. É muito importante criar esse tipo de conexão.
Leia mais: WhatsApp multi atendimento: Como implementar na sua marcenaria?
Seja útil e informativo
O cliente entrou em contato esperando uma solução ou informação, por isso, seja claro e direto nas respostas. Forneça todas as informações necessárias para que ele tome uma decisão, sem deixar dúvidas no ar.
Além disso, evite qualquer tipo de ambiguidade que possa atrapalhar a experiência do cliente, pois ele pode acabar se sentindo confuso e isso pode se tornar um problemão.
Seja amigável e profissional
Evite conversar com o seu cliente de uma forma muito fria. Seja amigável, mas lembre-se de que ser amigável não é o mesmo que não ser profissional. Uma coisa não anula a outra.
Portanto, mantenha o equilíbrio no tom, no uso de mídias, na escolha das palavras e assim por diante, combinado?
Utilizar plataforma de chatbot
Em muitos casos, um bom chatbot pode filtrar dúvidas frequentes, oferecer respostas automáticas para perguntas comuns e direcionar o cliente para o atendimento humano quando necessário.
E é isso que o chatbot do Chatme, da Calcme, oferece às gráficas e marcenarias!
Se você quer atender cliente no WhatsApp da melhor forma possível, conte com a nossa plataforma! Estamos à disposição para te ajudar.