Elementos básicos da comunicação visual: Saiba quais são!

elementos básicos da comunicação visual

Você conhece os elementos básicos da comunicação visual? Ter esse tipo de conhecimento é fundamental para oferecer aos seus clientes um serviço que seja verdadeiramente de qualidade, concorda?

Pensando nisso, a equipe da Calcme – Sistema para Comunicação Visual -, preparou este conteúdo com informações completas para você. Acompanhe e saiba mais!

Quais os elementos básicos da comunicação visual?

São diversos os elementos básicos da comunicação visual que devem ser levados em consideração antes de fazer uma arte para algum cliente. Na lista abaixo, descrevemos os principais elementos, mas lembre-se de sempre aprofundar mais o seu conhecimento, buscando aprimorar o atendimento:

Cor

As cores não estão relacionadas, simplesmente, com a coloração colocada em cada arte, mas, sim, com as características visuais de luz que são percebidas pelo olho humano.

Na comunicação visual, elas têm significados e associações culturais específicas, e são usadas de um modo capaz de transmitir emoções, provocar alguma reação e também diferenciar elementos – dos mais importantes aos mais sutis na arte, por exemplo.

Forma

Esse elemento básico da comunicação visual diz respeito à configuração física de um objeto ou design. É o caso das formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos, e orgânicas, que são mais concentradas na natureza.

A forma é utilizada como base para representar conceitos, ideias, objetos diversos, entre outros. É importante considerar o fato de que cada forma pode transmitir uma emoção e uma identidade específica.

Linha

As linhas são descritas como uma marca ou extensão longa e mais estreita. Essas linhas podem ser retas, curvas, quebradas, finas, grossas, etc.

Elas são, normalmente, usadas para direcionar o movimento dos olhos, delimitar espaços ou até mesmo transmitir movimento ou direção.

Textura

Diz respeito à qualidade superficial do design ou do objeto retratado. Pode ser tanto sentida pelo toque, no caso de comunicação visual impressa, como também pode ser visualmente simulada.

A textura ajuda a criar mais realismo, dinamismo e profundidade para a arte desenvolvida.

Confira também: Sistema para comunicação visual e papelaria: Conheça a Calcme!

Espaço

O espaço é um dos principais elementos básicos da comunicação visual. Ele se refere à área em torno e dentro dos objetos em uma composição visual.

O espaço pode ser considerado:

  • Positivo, quando é ocupado por objetos;
  • Negativo, quando é vazio.

O espaço precisa ser usado corretamente para criar proporção, equilíbrio e hierarquia dentro de um design.

Tamanho

Por fim, há o tamanho, que nada mais é do que a dimensão física de um objeto ou elemento visual em relação a outros elementos em uma composição. 

O tamanho é usado para enfatizar a importância, criar contraste, estabelecer hierarquia e guiar a atenção do espectador dentro de uma cena ou design.

O que considerar ao escolher cada um dos elementos comunicação visual?

Além de entender quais os elementos comunicação visual, é importante também considerar alguns aspectos na hora de decidir cada um deles. Logo abaixo, descrevemos alguns apontamentos que podem te ajudar com esse objetivo. Veja só e inspire-se em nossas ideias: 

Cor

Ao escolher a cor para um projeto de comunicação visual, é importante considerar o impacto emocional que as cores transmitem e como elas se relacionam com a identidade da marca ou mensagem.

As cores podem criar contrastes, destacar informações e guiar a percepção do público. Além disso, é essencial avaliar a combinação de cores para garantir que a legibilidade e a harmonia visual sejam mantidas.

Exagerar na quantidade de cores ou fugir demais da identidade visual, por exemplo, pode acabar ocasionando um resultado pouco harmonioso.

Forma

A forma é outro elemento fundamental, pois influencia a maneira como os olhos irão ler a peça visual. Afinal, mesmo que sejam imagens, ainda assim as “lemos” para compreendê-las e internalizá-las. 

Por exemplo, formas orgânicas transmitem suavidade e naturalidade, enquanto formas geométricas sugerem ordem e precisão. A escolha da forma deve estar alinhada com o objetivo do projeto e a mensagem que se deseja comunicar.

Veja mais: Material para comunicação visual: O que não pode faltar?

Linha

A linha é um dos elementos comunicação visual mais básicos e pode ser utilizada para direcionar o olhar do público, criar divisões ou enfatizar detalhes específicos. 

Linhas horizontais podem transmitir tranquilidade, enquanto linhas verticais remetem à força e estrutura. As linhas curvas, por outro lado, trazem fluidez e dinamismo ao design.

Você deve sempre escolher as linhas que estejam alinhadas com a ideia do projeto em si. Você busca apenas demarcar algo? Quer direcionar o olhar? Ou ainda, provocar sensações nos seus leitores? Tudo isso deve ser avaliado para proporcionar o melhor acabamento possível ao seu projeto.

Textura

A textura, seja visual ou tátil, é capaz de criar um aspecto de profundidade e interesse ao projeto. Se você optar por uma textura bem escolhida, saiba que isso pode reforçar a identidade visual, trazendo sensações como rusticidade, sofisticação ou modernidade. 

No digital, a textura cria a ilusão de materialidade e dimensão, enriquecendo a experiência visual. 

Nesse caso, a escolha deve complementar o estilo geral do projeto, evitando competir com outros elementos.

Espaço

Na escolha do espaço, é essencial evitar o excesso de informação. Espaços bem aproveitados permitem que os elementos “respirem” e que o observador se concentre nos pontos principais. 

Avaliar o equilíbrio entre o conteúdo e o espaço em branco é importante para não criar uma sensação de desordem ou poluição visual. Além disso, verifique se esse espaço está bem distribuído, ou se há sobrecarga em apenas uma parte.

Tamanho

Por fim, quanto ao tamanho, a hierarquia é o ponto-chave. Títulos e informações principais devem ser maiores para atrair atenção de imediato, enquanto detalhes e textos complementares podem ser menores. 

A escolha do tamanho deve garantir que os elementos mais importantes se destaquem, mas que todo o conteúdo seja legível e harmonioso no conjunto visual.

Ter em mente o que a pessoa deve ver primeiro, segundo e terceiro, pode te ajudar a escolher o tamanho ideal dos textos. Pense nisso!

Veja mais: O que é um projeto de comunicação visual? Entenda!

Como melhorar o seu serviço de comunicação visual?

Agora que você pôde conhecer os elementos básicos da comunicação visual, é chegado o momento de ir além com a sua empresa. Para isso, um sistema de gestão se faz extremamente necessário!

A Calcme te ajuda a ter um maior controle financeiro e das demandas diárias da sua empresa. Além disso, oferece orçamentos automáticos, organização para os seus pedidos, entre outras funcionalidades importantes. Faça o seu teste grátis e leve a sua comunicação visual a um novo patamar!

Essa é a Melhor Oportunidade do Ano para transformar a gestão da sua Gráfica ou Marcenaria com uma condição especial.