Erros de design gráfico: confira os principais e saiba evitá-los

erros de design gráfico

Saber reconhecer e evitar os principais erros de design gráfico é extremamente importante para entregar um trabalho de qualidade para o seu cliente. Afinal, ele espera um trabalho que realmente atenda às necessidades e seja claro, coeso e, obviamente, bonito. 

Pensando nisso, a equipe da Calcme – Sistema para Comunicação Visual – preparou este guia com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Não deixe de conferir!

Conheça os principais erros de design gráfico!

Existem muitos erros de design gráfico que alguns profissionais inexperientes podem acabar cometendo. Na lista abaixo, apresentamos alguns dos principais que podem prejudicar significativamente a sua arte.

Atente-se a cada um deles para evitar a insatisfação dos seus clientes, está bem? Vamos adiante:

1. Não se atentar à hierarquia dos elementos

Um dos grandes erros de design gráfico é não ser claro quanto ao que é mais importante na sua arte. Se você não atender uma hierarquia, poderá confundir a outra pessoa.

Por isso, sempre use tamanhos de fontes, cores e layout que sigam uma hierarquia e guiem os olhos do espectador para que ele siga desde a informação mais importante, até aquela menos importante.

2. Uso excessivo de fontes

O uso excessivo de fontes é outro ponto de atenção que não pode ser ignorado. É muito importante escolher entre duas ou três fontes – que têm sinergia – para usar em uma arte. Caso contrário, o seu design pode acabar ficando muito poluído, o que o torna pouco atraente.

3. Falta de alinhamento

Uma arte com diversos elementos desalinhados pode fazer com que um design pareça desorganizado e pouco profissional. Para evitar esse tipo de erro, lembre-se de usar linhas de base para não causar uma impressão ruim.

Veja também: Como fazer a gestão de empresa de comunicação visual?

4. Excesso de informações

Um dos principais erros de design gráfico é fazer uma arte que tenha informações demais, tornando a experiência do espectador muito ruim. Afinal, o excesso pode causar uma certa confusão e dificuldade de compreensão.

Por isso, quanto mais você puder ser sucinto e direto nas suas colocações, melhor será para a sua arte final. Tente sempre pensar com a mente de quem está vendo aquela informação pela primeira vez, e avalie se está claro ou não.

5. Ignorar espaços em branco

Alguns designers amadores ainda pensam que há uma necessidade em preencher todo e qualquer espaço vazio de uma arte, mas não é bem assim. Ter partes vazias e em branco pode ajudar a equilibrar o visual de todo o conteúdo, impedindo excessos que possam causar um peso ou uma poluição visual.

6. Uso incorreto de imagens

Por fim, outro ponto de atenção é a escolha das imagens que você usa nas suas artes. Lembre-se de que ​​imagens de baixa qualidade, mal recortadas ou que não se relacionam com o conteúdo podem acabar prejudicando o resultado do seu design.

Portanto, fique de olho nisso e invista sempre em fotos que tenham alta resolução e bastante qualidade! Assim, suas artes ficarão, tendencialmente, muito mais bonitas e atraentes.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar na hora de criar designs cada vez mais interessantes!

Essa é a Melhor Oportunidade do Ano para transformar a gestão da sua Gráfica ou Marcenaria com uma condição especial.