Como montar uma proposta comercial de uma marcenaria
Para montar uma proposta comercial de uma marcenaria não há outra forma, se não entender a necessidade do cliente e considerar o seu valor agregado no produto e serviço. Nunca passe um valor de maneira “aleatória”.
Por isso, para entender mais sobre o assunto, continue lendo. Neste artigo, a Calcme – sistema para marcenaria – te ajuda a preparar uma boa proposta comercial para a marcenaria.
Veja também como controlar a produção da sua marcenaria.
Dicas de como montar uma proposta comercial de uma marcenaria
Veja algumas ideias para montar propostas comerciais para marcenaria:
Antes de mais nada, entenda a necessidade do cliente
Essa é a principal questão que se deve considerar antes de montar uma proposta comercial adequada. Afinal, a proposta precisa estar dentro daquilo que busca o cliente.
Portanto, não comece a proposta sem antes fazer muitas perguntas, entender o que realmente o cliente está buscando ou o que ele ainda não viu que pode buscar.
Essa triagem feita pela equipe de vendas deve ser muito robusta, pois isso dará fundamentos para eventuais negociações futuras.
Veja também como controlar os contratos fechados da sua marcenaria.
Faça o projeto 3D para o cliente e agregue valor
O valor agregado da proposta comercial, muitas vezes, vai servir de gatilho para que o negócio seja fechado. Nesse caso, apresentar um projeto 3D com os móveis e o ambiente planejado, vai fazer o cliente, de fato, enxergar o que está comprando. Afinal, até então ele está apenas imaginando na própria cabeça, o que pode ser desafiador para o vendedor ou para o projetista.
Se possível, apresente o projeto 3D de forma presencial ou mesmo online. Não apenas “mande” para o cliente. Afinal, explicar tudo direitinho ajuda muito.
Apresente o valor pessoalmente, de preferência
Ainda sobre uma uma apresentação pessoal, considere também apresentar os valores nessa mesma apresentação de projeto 3D. Encante o cliente com o modelo e depois introduza o preço para que ele sinta ou pense o seguinte: “por tudo que tem, até que não está tão caro”.
Se você conseguir pregar essa mentalidade, certamente as chances de fechar negócio aumentam substancialmente.
Mostre-se aberto para chegar onde o cliente quer
Muitas vezes o cliente pode não ter convicção do que realmente ficaria melhor para o projeto. Por isso, mostre-se aberto para chegar onde o cliente quiser com as ideias e com o plano do móvel. Especialmente se o valor ficar muito “fora” do que o cliente esperava pagar.
Comunicação contínua após a proposta
Muitos clientes vão querer pensar. E nesse “pensar”, é preciso que haja muita comunicação e ativações por parte do time de vendas. Coloque prazos e mostre que a agenda da marcenaria está cheia e que, quanto antes o projeto entrar na fila de produção, antes ele será montado.
Dessa forma, o cliente não prolonga demais a decisão e percebe que a marcenaria é muito requisitada por conta da agenda cheia, aumentando ainda mais o valor percebido no produto.
Faça isso de forma automatizada com um sistema
E por fim, recomendamos que você faça tudo o que aprendeu por aqui, em um sistema automatizado, como é o caso do Calcme.
Organize e calcule orçamentos de forma precisa e dentro da realidade do seu estoque, agenda e equipe.
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