Comunicação visual o que faz? Entenda tudo aqui!
Você já se perguntou comunicação visual o que faz? Gostaria de entender melhor essa área e, quem sabe, investir nesse mercado de atuação?
Neste texto da Calcme – Sistema para Comunicação Visual -, explicamos, com detalhes, as principais atuações de uma empresa nesse ramo. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Comunicação visual o que faz?
Quando pensamos em comunicação visual o que faz, podemos considerar diferentes formas de fortalecer a identidade visual e a marca de uma empresa.
Isso quer dizer que essa área se envolve com todas as formas de uma empresa se comunicar visualmente, por meio de vídeos, imagens, designs, etc.
A seguir, damos alguns exemplos para que você possa compreender um pouco mais:
1. Design gráfico
O design gráfico abrange uma grande variedade de atividades dentro da comunicação visual. Está relacionado com todo tipo de design que visa divulgar, promover, educar, apresentar, aproximar e provocar emoções no público. Confira alguns exemplos:
- Websites;
- Folhetos;
- Livros;
- Revistas;
- Cartazes;
- Banners;
- Produtos;
- Catálogos;
- Outdoor;
- Fachadas;
- Publicações on-line em redes sociais;
- Entre outras demandas semelhantes.
Perceba que essa etapa está envolvida com praticamente toda a comunicação visual de uma empresa.
2. Publicidade e marketing
No setor de publicidade e marketing, quando pensamos em comunicação visual o que faz, podemos considerar as seguintes demandas:
- Desenvolvimento de campanhas publicitárias, podem acontecer online ou offline;
- Criação de anúncios impressos e digitais, que serão veiculados nas redes sociais, por exemplo;
- Elaboração de estratégias de branding e posicionamento de marca, a fim de fortalecer a imagem e a identidade da empresa perante o público-alvo.
3. Sinalização
Além de focar na imagem de uma empresa, essa área de comunicação também atua em outros setores, desenvolvendo serviços como placas e peças de orientação em espaços públicos, como aeroportos, hospitais, shoppings e empresas.
Também é responsável pela sinalização de trânsito. No entanto, nem toda empresa de comunicação visual atende esse tipo de demanda, mas pode ser um nicho bastante promissor.
Veja também: Impressora comunicação visual: Veja opções e como escolher
4. Web design
Nesse setor, os profissionais são responsáveis por desenvolver interfaces de usuário para sites e aplicativos. O foco, nesse caso, é oferecer uma boa experiência para o usuário, permitindo que ele use o aplicativo de uma maneira intuitiva e prática.
Além disso, o visual também precisa ser atraente, para chamar a atenção do público e garantir uma excelente conexão com as pessoas.
5. Ilustração
A área de desenvolvimento de ilustrações pode ser bastante ampla, e está dentro da comunicação visual o que faz. Nesse caso, o profissional pode desenvolver ilustrações para livros, revistas, publicações online e produtos diversos.
E ainda, pode desenvolver esse tipo de ilustração para manuais e guias com passo a passo.
6. Produção audiovisual
Por fim, essa área também está intimamente relacionada com as produções audiovisuais das empresas, criando vídeos institucionais, publicitários e de entretenimento.
São diversas as possibilidades dentro desse ramo, que considera a captação e edição desses vídeos, de modo a fortalecer cada vez mais a imagem da empresa em questão.
Agora você já sabe tudo o que a comunicação visual faz e pode decidir se essa é uma boa área para iniciar o seu negócio!